Ser

Psicologia

A Psicologia atrelada ao tratamento oncológico objetiva estudar e tratar os aspectos psicológicos do paciente com câncer, bem como de sua família. Pode-se dizer que esse campo da Psicologia contribui para o processo de enfrentamento da patologia, principalmente nas situações estressoras e também no empoderamento do paciente, no tocante a tomada de decisões conscientes relacionadas ao tratamento.

 

Da perspectiva de diagnóstico da patologia ao conforto dos familiares, a psicologia contribui significativamente na reestruturação das distorções cognitivas que surgem no adoecimento.

Através das intervenções da Psicologia, é possível promover o resgate da subjetividade do paciente e sua família para além do campo da doença, permitindo ressignificar a situação e elaborar as emoções.

Dos locais de atendimento: No Centro Oncológico da ACCCOM o atendimento de Psicologia destina-se aos pacientes e pessoas que convivem com o câncer (familiares e cuidadores), que estejam em tratamento no Hospital do Câncer, desde o momento em que existe a possibilidade diagnóstica do Câncer, em período pré ou pós operatório oncológico, em Quimioterapia e/ou Radioterapia.

Através da fala, é ofertado ao paciente a possibilidade da construção de um posicionamento mais ativo frente a sua terapêutica e escolhas.

Aos familiares e cuidadores, a psicologia disponibiliza acolhimento emocional, bem como ferramentas para auxiliar no apoio ao paciente e às mudanças decorrentes do tratamento.

Na Casa de Apoio ao Paciente Portador de Câncer, são realizadas dinâmicas que visam fortalecer o comportamento em grupos, senso de responsabilidade consigo e com o outro, a autonomia em relação às demandas do tratamento, a formação de vínculos e o cuidado nas questões psíquicas, bem como outras questões pontuais que possam surgir ao longo do acolhimento.

A psicologia atua também junto à equipe do projeto de Câncer Familial, dando suporte psicoterapêutico com foco exclusivo na expectativa/confirmação de diagnóstico oncológico.

Dentro do atendimento em Cuidados Paliativos, a Psicologia exerce um papel fundamental, psicoeducando o paciente sobre sua atual condição de vida e trabalhando a aceitação de suas emoções diante da finitude, melhorando a qualidade de vida e oferecendo conforto ao paciente.

O mesmo trabalho é ofertado aos familiares de pacientes em Cuidados paliativos uma vez o cuidador precisa adaptar-se a todo um processo de transformação na vida cotidiana.

Odontologia

A odontologia oncológica é um serviço prestado gratuitamente pela ACCCOM através dos cirurgiões dentistas e é bastante utilizado pelos pacientes. Durante o tratamento contra o câncer, normalmente ocorrem lesões na boca e também nos dentes, dentre outras que carecem de atenção profissional.

 

São oferecidos ainda aos pacientes serviços como cirurgias para biópsias de lesão de boca, extração dentária, limpeza, restauração, aplicação de laser e diagnósticos de doenças da boca, entre outros. A odontologia da ACCCOM possui ainda um laboratório de prótese para pacientes que perderam partes da boca devido à cirurgia de remoção de tumores.

Este é um tratamento que não é disponibilizado pelo SUS – Sistema Único de Saúde mas é altamente necessário e portanto, complementado através da Associação.

Nutrição

Uma alimentação nutritiva composta de alimentos saudáveis é fundamental para manter a boa saúde. A alimentação pode ser responsável pela prevenção e tratamento de inúmeras doenças, como diabetes, hipertensão, desnutrição, obesidade, câncer e outras.

 

Uma alimentação adequada é parte importante do tratamento oncológico. O paciente em tratamento pode apresentar alguns efeitos colaterais que podem interferir negativamente no estado nutricional. Nem todos os pacientes apresentam efeitos colaterais do tratamento do câncer e estes variam de paciente para paciente, não duram muito tempo e uma alimentação adequada pode diminuir o mal-estar que eles provocam.

Os pacientes que se alimentam adequadamente durante o tratamento de câncer têm mais condições de vencer os efeitos colaterais causados, principalmente, pelos medicamentos e tratamentos neste período.

A Nutrição atua auxiliando na minimização destes efeitos colaterais, auxiliando no bem estar do paciente, na manutenção do peso adequado e na melhor tolerância aos tratamentos realizados, melhorando a saúde e qualidade de vida dos pacientes.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND), é responsável por toda a parte de produção e distribuição das refeições. O serviço sempre trabalha focado na qualidade das refeições servidas, tanto do ponto de vista nutricional, quanto higiênico-sanitário. O cardápio é elaborado pela nutricionista, sendo composto diariamente por alimentos necessários à uma boa saúde. São servidos diferentes tipos de dietas, de acordo com a prescrição dietética de cada paciente (dieta livre, dieta para diabetes, dieta pastosa, dieta líquida, entre outras). Os pacientes hospedados na Casa de Apoio recebem de cinco a seis refeições diárias. Além dos pacientes da Casa de Apoio, também utilizam deste serviço os acompanhantes, alguns pacientes em tratamento no Hospital do Câncer.

A Nutrição também atua na área de Atendimento ao Paciente. Os tratamentos oncológicos realizados (radioterapia, quimioterapia, cirurgia) e a própria doença podem ocasionar efeitos colaterais que interferem negativamente no estado nutricional do paciente. A nutrição atua no atendimento das intercorrências nutricionais, ou seja, atua auxiliando na minimização dos efeitos colaterais ocasionados pelos tratamentos, com o objetivo de melhorar a ingestão alimentar do paciente e manter ou recuperar o estado nutricional. Também os pacientes que se alimentam por sonda ou ostomia são acompanhados pela Nutrição e recebem dieta enteral específica para cada caso; assim como os pacientes em uso de suplementação nutricional.

As refeições são servidas no refeitório da Casa de Apoio que oferece aos acolhidos diariamente:

1- Café da manhã

2- Almoço

3- Café da tarde

4- Jantar

5- Ceia (lanche da noite)

Fisioterapia

É uma forma de tratamento que dispõe das mais variadas técnicas e métodos, sendo elas manuais, físicas, exercícios terapêuticos, dentre outros. Através destas técnicas e métodos a Fisioterapia procura recuperar as necessidades específicas dos pacientes, atuando em diversas patologias.

 

Por muito tempo, a grande preocupação da equipe médica em relação ao câncer era a sobrevivência dos pacientes. Porém, esta maneira de pensar mudou, ou seja, o foco passou a ser também a qualidade de vida que o paciente vai ter durante e após o tratamento oncológico, daí a importância da Fisioterapia Oncológica.

A Fisioterapia Oncológica atua tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório de uma cirurgia de câncer, como também durante todo o tratamento ao qual o paciente é submetido. Ela é fundamental no tratamento do paciente com diagnóstico de câncer ao oferecer acompanhamento às diversas alterações que podem ocorrer e diante de muitos comprometimentos que se apresentam, tais como: edema de membros, alterações musculares, constipação, alterações neurológicas ou respiratórias, dores musculares por disfunções posturais, dores teciduais e cicatriciais e dores tendinosas e articulares, alterações ósseas, alterações circulatórias (flebites, linfangites, alterações linfáticas) e alterações vasculares em membro superior após aplicação da quimioterapia.

O tratamento fisioterapêutico também é importante durante as fases de quimioterapia e radioterapia. A atenção está focada no processo de sensibilidade do Sistema Imunológico. No caso do câncer de mama, o grande problema é o esvaziamento ganglionar, ou seja, a retirada dos gânglios linfáticos existentes na axila. Isso dificulta a movimentação do braço, principalmente nos movimentos de abertura lateral. O tratamento auxilia na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos.

A Fisioterapia Oncológica não se preocupa apenas com o local afetado pelo câncer, mas com a repercussão do problema em todo o organismo da pessoa, visualizando o paciente como um todo, além da sua autoestima, de seu sentimento e sua qualidade de vida. A principal meta da Fisioterapia Oncológica é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer a ele condições para isso, garantindo uma melhor qualidade de vida.

TRATAMENTO ESPECIALIZADO

Dentre os procedimentos Fisioterapêuticos que podem ser empregados na fisioterapia oncológica, destacamos:

 

– Drenagem linfática manual e enfaixamento compressivo;

– Exercícios respiratórios: visando melhora pulmonar e higiene brônquica (retirada de secreções);

– Reabilitação motora e respiratória;

– Reabilitação de assoalho pélvico: em disfunções urológicas devido a Câncer de próstata;

– Orientações a familiares e cuidadores: visando um enfoque global do paciente, garantindo melhores resultados;

– Atendimentos em grupo;

– Readaptação domiciliar: com o intuito de facilitar o deslocamento e AVD´s (atividades de vida diária).

PROJETO FISIOMAMA

O Projeto Fisiomama foi criado na ACCCOM em 2008 para atender a mulheres portadoras de Câncer de Mama que estiveram e/ou estão em tratamento oncológico no Hospital do Câncer do Centro-Oeste de Minas.

 

O grupo de convivência acolhe, semanalmente, mulheres com diagnóstico de Câncer de Mama, em qualquer fase de tratamento oncológico. As pacientes que passaram por procedimento cirúrgico são inclusas após o 10° dia de pós-operatório.

Além de uma conversa agradável e direcionada, são realizados exercícios, alongamentos, a auto drenagem, exercícios de relaxamento e autoimagem corporal. O grupo é finalizado com um café, que muitas vezes são as próprias pacientes que preparam.

De acordo com as dúvidas que surgem no grupo, são realizados seminários de atenção a mulheres com câncer de mama e prevenção do mesmo, com orientações e cuidados que elas devem ter após a cirurgia, assim como dicas de atividades, posturas e adequações de atividades de vida diária. Na maioria dos eventos e comemorações da instituição, o grupo se organiza para fazer apresentações, assim interagem e trabalham autoestima, superação entre outros pontos.

DICAS BÁSICAS PARA PREVENIR E CONTROLAR O LINFEDEMA CRÔNICO

O sistema linfático é um “exército” protetor do organismo contra infecções e doenças; os linfonodos são os soldados. Na cirurgia do câncer de mama (seja ela qual for), os linfonodos da axila são retirados para sabermos se algum “soldado” foi atingido pela doença e com isso a defesa orgânica do braço do lado operado fica diminuída. Caso haja algum corte ou trauma, poderá aparecer o linfedema (inchaço). Após a cirurgia da mama você deverá ser orientada sobre os cuidados com a pele e o braço do lado operado a fim de evitar o aparecimento de linfedema (inchaço). Saiba o que fazer em relação à sua vida doméstica, profissional e de lazer, sem que isso altere o seu dia a dia. Não se sinta incapaz fisicamente, apenas, vá com calma.

 

O braço do lado em que a cirurgia foi feita deve ser poupado de:

– Injeções ou coleta de sangue para exames;

– Medição de pressão arterial;

– Carregar peso excessivo;

– Ferimentos e traumas;

– Exposição prolongada ao sol sem uso de filtros ou bloqueadores solares.

O braço do lado operado requer alguns cuidados permanentes:

– Não use anéis, relógios e pulseiras apertados;

– Não vista roupas justas ou com elásticos que possam dificultar a circulação;

– Não use bolsa tiracolo no ombro do lado em que foi feita a cirurgia.

Como prevenir infecções e queimaduras: Com a remoção de gânglios linfáticos, a circulação da linfa no braço afetado torna-se mais difícil, portanto, mais suscetível a infecções. Para preveni-las, siga as recomendações que seguem:

– Não corte as cutículas, mas empurre-as delicadamente com espátula.

– Pinte as unhas à vontade;

– Use somente barbeador elétrico para depilar a axila do braço afetado.

– Não use lâmina de barbear, cera ou creme depilatório (limpe o barbeador antes e após cada uso);

– Use somente desodorante sem perfume, indicado pelo seu médico;

– Previna-se contra picadas de insetos (peça orientação sobre repelentes ao seu médico);

– Use luva antitérmica, própria para cozinhar, quando mexer em panelas quentes ou manipular alimentos que estão no forno (convencional ou micro-ondas) enquanto estiverem quentes, assim como quando mexer em lareira, churrasqueira acesa;

– Evite picadas de agulhas ou alfinetes: quando costurar ou bordar, use um dedal;

– Para evitar que a pele resseque, formando micro rachaduras, hidrate a pele do braço e da mão, usando creme ou loção sem perfume, várias vezes ao dia;

– Use luvas de borracha para mexer com tintas ou materiais tóxicos, para realizar trabalhos de jardinagem, lidar com animais domésticos (evite arranhaduras), lavar louça, roupa ou usar esponja de aço.

– Caso você se corte ou se machuque, imediatamente e lave o local com água e sabão.

Peça ajuda, divida o prazer de cozinhar ou de jardinar com alguém que você goste. A comida vai ficar mais gostosa e as rosas mais bonitas! Procure seu médico se:

Em caso de dor, calor local, vermelhidão, inchaço, sensação de peso, coceira ou febre sem motivo aparente, procure seu médico imediatamente.

Informações adicionais

Em caso de mastectomia, assim que o médico permitir, inicie o uso de prótese mamária externa para evitar problemas de postura. Você pode continuar com as atividades que fazia antes da cirurgia, mas converse com o seu médico antes de iniciar ou retomar alguma atividade esportiva. Você terá de seguir instruções específicas para medir a pressão arterial e quanto à coleta de sangue e injeções intravenosas, principalmente se você teve linfonodos retirados das duas axilas.

CUIDE DE SUA SAÚDE, SEU CORPO AGRADECE!

Farmácia

A ACCCOM, cumprindo com a política socioassistencial de garantia e defesa de Direitos fornece, aos portadores de Câncer, prioritariamente aos mais necessitados, doação de medicamentos prescritos durante o tratamento oncológico, beneficiando assim, parcela da grande maioria da população carente; os beneficiados apresentam receitas médicas e comprovam suas condições socioeconômicas mediante entrevista com o assistente social.

 

Distribuição de Dietas

Uma alimentação adequada é parte importante do tratamento oncológico. O paciente em tratamento pode apresentar alguns efeitos colaterais que podem interferir negativamente no estado nutricional. Nem todos os pacientes apresentam efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, estes variam de paciente para paciente, não duram por muito tempo e uma alimentação adequada pode diminuir o mal-estar que provocado.

 

Os pacientes que se alimentam adequadamente durante o tratamento de câncer têm mais condições de vencer os efeitos colaterais causados, principalmente, pelos medicamentos e tratamentos neste período.

Os Suplementos Alimentares, conhecidos como dietas enterais, atuam no auxílio da minimização destes efeitos colaterais, auxiliam o bem estar do paciente, a manutenção do peso adequado e a melhor tolerância aos tratamentos realizados, melhorando assim tanto a saúde quanto a qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, muitos pacientes não tem condições financeiras para adquirir tais suplementos. Desta forma, a ACCCOM, através da sua política socioassistencial distribui tais suplementos durante o tratamento radioterápico e quimioterápico, prioritariamente a pacientes carentes. Basta apresentar a prescrição nutricional ou médica e comprovar assim suas condições socioeconômicas mediante entrevista com o assistente social.

Serviço Social

O Serviço Social da ACCCOM estuda a realidade social dos usuários, propõe medidas e benefícios que venham ao encontro de suas necessidades. Realiza atendimento sócio assistencial aos pacientes e seus familiares, numa linha socioeducativa, prioriza o acolhimento, respeito e humanização, levando o paciente a refletir e a agir como coprodutor do seu processo saúde doença. O Serviço Social viabiliza as informações disponíveis no tratamento oncológico, com uma abordagem individual ou em grupo, orienta, intervém, encaminha, é o elo entre o paciente e a instituição, através da socialização das informações, na busca de conhecer as demandas e as reais necessidades dos pacientes, resgatando a autoestima, alegria, o prazer de viver destes indivíduos e das pessoas que participam direta ou indiretamente do tratamento. Promove autonomia e dignidade ao paciente, respeitando seus desejos, necessidades crenças e valores.

 

Outra função de responsabilidade do Serviço Social é a liberação dos benefícios oferecidos pela entidade aos pacientes oncológicos, como: dietas, medicamentos, fraldas, transporte, exames, entre outros.

Exames

A Associação defende que o tratamento oncológico seja realizado através da Medicina de Evidências. Para que isso ocorra os médicos necessitam cada vez mais de exames das diferentes naturezas. Os exames mais comuns na oncologia são os exames de imagens, laboratoriais e anátomos patológicos. Sabendo que a disponibilidade do SUS para tais exames é insuficiente e para que o diagnóstico, ou até mesmo a condução do tratamento seja feito em tempo hábil, sem prejuízo ao paciente, a Associação custeia mensalmente milhares de exames através de clínicas e laboratórios parceiros.

Acolhimento

O Acolhimento é um serviço de atendimento de apoio ao tratamento hospitalar e ambulatorial que ocorre na Casa de Apoio ao paciente com câncer. O serviço assiste pacientes com câncer e seus acompanhantes, sendo disponibilizado gratuitamente aos assistidos, hospedagem, alimentação, transporte, serviços de profissionais especializados, dentre outros serviços ou benefícios necessários para o auxílio do tratamento de pacientes diagnosticados com câncer, durante a fase de quimioterapia e radioterapia.

Apoio a cirurgia

A Associação entende que a Cirurgia Oncológica atualmente é primordial no tratamento oncológico, e para que os pacientes possam realizar tais procedimentos através do SUS, a entidade há muitos anos vem fomentando financeiramente a realização de milhares de cirurgias, apoiando 9 especialidades cirúrgicas, com mais de 20 profissionais especializados,

 

Além do apoio aos profissionais cirúrgicos, a entidade mantém um profissional capacitado para orientar, direcionar e acompanhar, em muitos casos, os documentos necessários para a realização das cirurgias oncológicas pelo SUS.

Câncer Familial

Quando se fala de câncer hereditário, os especialistas fazem referência à predisposição a sofrer a enfermidade no caso de que o pai ou a mãe sofram um determinado tipo de tumor. Mas isso não significa que a pessoa esteja condenada a ter a afecção.

 

Existem muitos tipos de câncer, e em alguns deles há uma relação clara com fatores ambientais, como o câncer de pulmão e o hábito de fumar, ou o câncer de pele e a exposição excessiva ao sol. Outros, ao contrário, estão vinculados a questões hereditárias. No caso do câncer de mama, por exemplo, as filhas de mulheres que sofreram dela têm maior predisposição a tê-lo.

Em geral o câncer não é hereditário. Aproximadamente 15% dos cânceres são hereditários. No entanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação dos carcinógenos ambientais, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

Histórico Familiar – Descreva a história de sua família do lado Paterno e Materno, separados, colocando o máximo de detalhes possível como: data de nascimento, idade dos membros, idade que adoeceu e a doença, se houve óbito, a causa e a idade, filhos, primos, entre outros.

É importante que as informações sejam certas e detalhadas, pois é através de sua história familiar que podemos te ajudar (em algumas situações de duvidas solicitamos apresentação de exames comprovatório de familiares).

Registre em cada geração: Nome, idade, doença (se existir), se houve óbito (idade e causa)

Lembre-se: existem muitas causas para o câncer, apenas 10% são herdadas. Por isso, cuide da alimentação, exercite-se, não fume e procure ajuda médica quando algo não estiver indo bem!

Quem deve participar? A ACCCOM oferece acolhimento, avaliação e tratamento aos indivíduos afetados por tumores com características hereditárias e suas famílias, bem como para aqueles que possuem um risco aumentado de desenvolverem tal patologia. Este trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médico, psicóloga, enfermeira e outros profissionais são solicitados quando necessário. Esta equipe também atua excluindo dúvidas e preocupações relacionadas ao risco de incidência de tumores.

Os fatores de atenção para a triagem do programa são: a história familiar de tumores, a idade de ocorrência desses e a história pessoal de cada paciente. Estas informações são de grande importância para o diagnóstico que visa a prevenção da ocorrência e detecção precoce da patologia oncológica.

Para que você possa avaliar a possibilidade de sua inclusão no programa, faça o teste abaixo:

O Controle de Câncer Hereditário pode ajudar o meu caso ou o caso de minha família? Se você responder sim a pelo menos uma das questões abaixo, o CONTROLE DO CÂNCER HEREDITÁRIO pode ser importante.

1 – Algum caso de câncer em idade jovem, abaixo dos 50 anos, foi diagnosticado em um membro próximo de sua família ou em você?

2 – Você tem dois ou mais parentes com o mesmo tipo de tumor diagnosticado? Caso sim, estes tumores ocorreram em mais de uma geração, por exemplo, mãe e filha?

3 – Alguém de sua família apresentou mais de um tipo de câncer?

4 – Alguém de sua família foi diagnosticado com tumores bilaterais (dos dois lados) em órgãos como mamas, rins ou ovários?

5 – Você tem alguém em sua família com alguma mutação genética conhecida?

Dinâmica do CENTRO DE CONTROLE DO CÂNCER HEREDITÁRIO- ACCCOM: Abaixo, algumas questões que o aconselhamento hereditário esclarecerá para você:

1 – A informação que receberei no aconselhamento hereditário me auxiliará no diagnóstico precoce e prevenção de câncer hereditário em minha família?

2 – Se eu apresento alto risco de desenvolvimento de câncer, qual o risco que meus filhos e minha família apresentam?

3 – Estas informações que eu der sobre eu e meus familiares serão confidenciais?

4 – Como é realizado o acolhimento?

5 – Quais as informações que devo ter na primeira consulta?

6 – É feita uma primeira consulta, realizada pela enfermagem, onde serão abordadas informações referentes à sua saúde, seus hábitos e serão levantadas informações sobre seus familiares de primeiro e segundo graus (pais, irmãos, tios, primos e avós).

7 – Se você tiver interesse em compreender melhor o seu histórico familiar ou entender o risco hereditário para desenvolvimento de tumores, agende uma consulta para esclarecimentos.

Importante trazer o maior número de informações sobre os cânceres de sua família, como: exames, laudo de anatomopatológicos, relatório médico, atestados de óbito.

Humanizar

O Humanizar é uma das atividades desenvolvidas pela Associação com o objetivo de oferecer suporte aos pacientes portadores de câncer em cuidados paliativos. Constitui-se por uma equipe de assistência ao paciente formada por assistente social, profissionais de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, odontólogo, fonoaudióloga e médicos. O projeto se destina aos pacientes exclusivamente considerados fora de possibilidades terapêuticas especificas para os quais não existe tratamento oncológico curativo disponível nos dias atuais. Manter o paciente internado nesta fase da vida é considerada a última alternativa, tendo em vista que aproveitar o convívio familiar, amigos, religião e o que lhe resta de mais importante. Portanto, a condução do projeto consiste em grande parte ambulatorial e em visita domiciliar.

Cuidados Paliativos

A Associação pensando na assistência dos pacientes durante todo o ciclo da doença oncológica atua também com os cuidados paliativos, oferecendo assistência humana e compassiva para os pacientes que se encontram nas últimas fases de uma doença que não pode mais ser curada para que possam viver o mais confortavelmente possível e com a máxima qualidade.

 

A premissa de entidade é a mesma reconhecida internacionalmente onde os cuidados paliativos aceita a morte como o estágio final da vida: ela afirma a vida e não acelera nem adia a morte. Os cuidados paliativos focam na pessoa e não na doença, tratando e controlando os sintomas, para que os últimos dias de vida sejam dignos e com qualidade, cercado de seus entes queridos. Está também focada na família para a tomada de decisões.

Quando os cuidados paliativos devem começar? Os cuidados paliativos são realizados quando o tratamento curativo não está mais atuando, ou seja, quando deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do tumor. Os cuidados paliativos podem ser realizados na casa do paciente, no Hospital do Câncer ou Centro Oncológico. Seu principal objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente no final da vida. A decisão para o início dos cuidados paliativos é uma decisão conjunta de paciente, familiares e médico.

Prevenção

Apesar dos significativos avanços recentes no tratamento do câncer, o controle da doença depende essencialmente de ações básicas de promoção da saúde, proteção específica e diagnóstico precoce. A educação é a pedra angular sobre a qual se apoiam todas essas ações. A informação e a mobilização social são fundamentais para que a população se sinta sensibilizada a adotar um estilo de vida saudável e submeter-se a exames periódicos de detecção do câncer em sua fase inicial.

 

A prevenção primária do câncer se refere a toda e qualquer ação de promoção de saúde e prevenção específica voltada para a redução da exposição da população a fatores de risco de câncer. O objetivo é diminuir a ocorrência da doença. A prevenção secundária abrange o conjunto de ações que permitem o diagnóstico precoce da doença e o seu tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida e a sobrevida do paciente.

A ACCCOM, no cumprimento de sua proposta de combater o câncer na região Centro-Oeste de Minas, desde a prevenção até os cuidados paliativos, assegurando assim a implantação de ações específicas, propôs uma estratégia de interação da rede de saúde – da rede básica ao centro de referência – baseada fundamentalmente na educação continuada de profissionais de saúde e orientação da população, com o objetivo de redução da incidência de casos novos ou avançados de câncer.

Dentro deste contexto e tendo em vista a situação da população da região centro-oeste de minas, consideramos essencial a manutenção e ampliação do trabalho conjunto com os órgãos públicos no combate ao câncer, interagindo desde a rede básica ao centro de referência, traçando o perfil atual de assistência, identificando prioridades e direcionando ações correspondentes e, principalmente, tornando profissionais de saúde, estudantes e representantes da comunidade, disseminadores de uma mudança cultural de conhecimento e desmistificação do câncer, imprescindível para os avanços em prevenção.

Prevenção nas empresas: Objetivamos estabelecer parcerias e desenvolver ações como a promoção da saúde por meio de palestras, informativos de saúde, programas de prevenção e diagnóstico precoce. Podemos também desenvolver um Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce para se aplicado dentro das empresas com as seguintes opções:

· Palestras de prevenção: sobre diversos tipos de câncer – mama, próstata, pele, pulmão, HPV, Nutrição, entre outros;

· Oncogenética: aconselhamento genético, recomendado para pessoas que apresentam câncer no histórico familiar;

· Atendimento com o consultório itinerante: Realizado na própria empresa conforme necessidade da mesma.

Ações bem-sucedidas que você pode levar para sua empresa afim de investir na qualidade de vida das pessoas que transformam em realidade e sucesso sua estratégia de negócios. As empresas que adotam o programa de prevenção da ACCCOM assumem papel de protagonistas da luta contra o câncer. E a adoção do programa promove a informação e qualidade de vida dos colaboradores.

É a assistência à comunidade a partir de ações, palestras e orientação à população.

Para solicitar nossa presença em sua comunidade, favor preencher os campos abaixo com a maior antecedência possível para que possamos atendê-los.

Todas as solicitações serão analisadas e receberão um retorno.

Dermatologia

A incidência de câncer de pele aumentou mundialmente nos últimos anos e, com isso, evoluiu também o conhecimento e as tecnologias empregadas para a abordagem da doença. O dermatologista é o responsável pela realização do diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento dos casos iniciais, assim como a visão multidisciplinar dos casos de câncer avançado, pensando nisto a associação disponibiliza gratuitamente consultas com este especialista no centro oncológico.

 

A dermatologia é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele, atuando também no suporte a possíveis reações ao tratamento que podem afetar a autoestima e a qualidade de vida do paciente.

Ouvidoria

O que é Ouvidoria?

É um espaço democrático implantado na ACCCOM em 2008. Objetiva receber sugestões, elogios ou críticas do público usuário sobre atendimento, instalações e serviços oferecidos pela instituição. A Ouvidoria confere as informações recebidas e participa da solução do problema junto com os setores envolvidos.

 

Possui o Serviço de Atendimento junto ao público: pacientes, acompanhantes, familiares, funcionários, voluntários, doadores e parceiros.

Como funciona?

O Ouvidor capta todas as informações e faz o encaminhamento mais adequado, sempre na busca de resoluções que beneficiem você. Seu foco estratégico é a sua satisfação nos serviços prestados.

 

Onde funciona?

A Ouvidoria da ACCCOM localiza-se no Hospital do Câncer, no Espaço ACCCOM, 1º andar, próximo à recepção. Possui também outros canais de contato:

 

– Email: ouvidoria@acccom.org.br

– Telefone: 0800.283.8326

– Caixas de Sugestões instaladas em cada setor da ACCCOM

Por que uma Ouvidoria?

A Ouvidoria foi implantada na ACCCOM para que você seja ouvido e atendido prontamente. Busca, assim, ter condições de agir nos pontos de melhoria da Associação, estimular os bons exemplos e implantar ideias novas.

Psiquiatria

O paciente com câncer tem de lidar com questões psicológicas muito complexas desde que recebe o diagnóstico e pode precisar de ajuda profissional. Como enfrentar o tratamento, o medo do que está por vir, os muitos mitos e o desconhecimento sobre o câncer, a reação da família, dos amigos, como se relacionar no ambiente de trabalho – são as chamadas reações de ajustamento, resultado do impacto da notícia do diagnóstico ou até mesmo do desconforto causado por cirurgias, transplantes, tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

 

Através de uma análise global do paciente, nossos profissionais podem propor protocolos de prevenção ou o tratamento individualizado, a fim de antecipar e ajudar na recuperação. É um acompanhamento psicológico e, quando o diagnóstico sugere que o paciente deva ser medicado, o psiquiatra é quem vai prescrever a medicação e participar do tratamento.

O atendimento é diferenciado e tem como objetivo encontrar a causa do quadro emocional. O resultado é que os pacientes tratados pela Psiquiatria apresentam melhora objetiva em seus sintomas emocionais e em sua qualidade de vida. No entanto, ainda existe certa resistência em procurar esse serviço, muito por conta de desconhecimento em relação à ajuda que pode ser obtida.

Transporte

Um importante serviço oferecido aos pacientes residentes na cidade de Divinópolis durante o tratamento oncológico é o Transporte Solidário. A ACCCOM, através de duas vans, busca e leva pacientes de suas casas para se tratarem no Hospital do Câncer, no Centro Oncológico.

 

Mensalmente são percorridos milhares quilômetros, das 6 da manhã até às 21 horas, proporcionando maior conforto, comodidade e rapidez, no deslocamento dos pacientes. Há também a certeza de que os mesmos não irão abandonar o tratamento, seja por falta de transporte, ou por falta de condições financeiras para custear o deslocamento. Essa é a garantia de que o paciente não interromperá seu tratamento.

Procedimentos Cirúrgicos

Procedimentos Cirúrgicos de média complexidade, a entidade mantem ambulatório de cirurgia nas especialidade oncológica e plástica com o objetivo atender aos casos de lesões cancerígenas suspeitas ou diagnosticadas com malignidade. Visto que na maioria das vezes o melhor tratamento para o câncer de pele, e também o que possui melhores índices de cura e com baixo risco de recidiva, e a cirurgia de média complexidade, pois durante o procedimento remove-se o tumor mais uma margem de segurança de pele sadia. Esta margem de segurança varia de acordo com o câncer a ser tratado.