Acom realiza palestras de conscientização sobre o câncer de mama em empresas de Divinópolis e cidades da região
Com o objetivo de fortalecer cada vez mais a rede de prevenção e diagnóstico precoce, a Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) realizou diversas palestras sobre o câncer de mama, em empresas de Divinópolis e cidades da região, em apoio à campanha “Outubro Rosa”.
O movimento tem como intuito compartilhar informações sobre o câncer de mama, e promover a conscientização sobre a doença, os sinais e sintomas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. Ainda segundo o Inca, a prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia.
“A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde. O tema da campanha da Acom este ano é “A sua saúde não espera”, pois o nosso objetivo é informar as mulheres sobre o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, que ela observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. É importante ressaltar que a mamografia é extremamente importante para a detecção da doença em fase inicial, onde a chance de cura chega a 90%”, destaca a supervisora de enfermagem da Acom, Fabiana Castro.
As palestras de conscientização foram realizadas nas empresas: LGM Automação;Telemont; Repor; Codil; Igreja Quadrangular; GW Entretelas e Tecidos; Fundição Nacional (Cláudio); Realeza do Lar (Cláudio); Câmara dos Vereadores; Diviaço; Catsys Software; ESF Buritis.