Acom inaugura Núcleo de Estudos e Pesquisas e celebra importante capítulo na luta contra o câncer
A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) inaugurou na última segunda-feira, 9, o Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP). Com o objetivo promover e coordenar pesquisas focadas no estudo do câncer o NEP se dedicará a buscar novas abordagens para a prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos diferentes tipos de câncer, e buscará inovações que possam melhorar os resultados para os pacientes.
A inauguração contou com a presença de representantes da Universidade São João Del Rei Campus Dona Lindu, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Divinópolis, da secretária municipal de saúde, Sheila Salvino, de representantes dos deputados estaduais Lohanna França e Eduardo Azevedo, e do senador Cleitinho Azevedo, de oncologistas, e pesquisadores.
Além da inauguração do espaço que fica no Centro Oncológico e estará aberto para pesquisadores credenciados (profissionais de saúde, médicos, e cientistas que trabalham com oncologia e áreas afins); estudantes e acadêmicos (estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente aqueles das áreas de medicina, enfermagem e outras relacionadas à saúde, que estejam envolvidos em projetos de pesquisa sobre câncer) e a parcerias com instituições que colaborem com a Acom, foi feito também o pronunciamento do início do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil, em Divinópolis.
O começo do Programa na cidade é resultado das parcerias de projetos de pesquisa já estabelecidas por meio das colaborações feitas pela professora da UFSJ, Dra. Luciana Lara dos Santos dentro da Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão. Como efeito do trabalho realizado no Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer, a Acom terá as primeiras amostras de pacientes de Minas Gerais sequenciadas.
Dra. Luciana Lara destaca que o NEP é uma conquista grande, pois havia a demanda de um espaço dentro do Centro Oncológico da Acom, para que os discentes da graduação e da pós graduação em Ciências da Saúde da UFSJ pudessem realizar suas pesquisas e atividades.
“Nós desenvolvemos na Acom em parceria com a UFSJ o Programa para Avaliação da Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar para oferecer para o paciente assistido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) um cuidado que vai além do atendimento clínico. No Programa é feito esse atendimento clínico levando em conta o seu perfil genético, e nós conseguimos identificar por meio de testes genéticos aqueles indivíduos que tem um risco elevado para desenvolvimento do câncer ao longo da vida, e trabalhamos com os seus familiares a prevenção, estratégias redutoras de risco e diagnóstico precoce”, destaca.
Parceria
Atualmente já são desenvolvidos na Acom três projetos de pesquisas, sendo elas: Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar; Efetividade do Aplicativo Móvel Iuprost®️ Para Controle da Incontinência Urinária Após Prostatectomia Radical: Ensaio Clínico Randomizado, ambas em parceria com a Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ) – Campus Dona Lindu; e Câncer Colorretal: Diagnóstico Inicial, Estadiamento e Abordagem Cirúrgica. O reitor da UFSJ, Dr. Marcelo Pereira de Andrade destacou a importância da parceria da Acom e a Universidade.
“São 10 anos nessa parceria e temos aqui a ponte de ligação que é a professora Luciana Lara, que é uma pesquisadora da nossa instituição. E, com isso possibilitando a construção de um atendimento baseado em conhecimento científico, com avanço tecnológico para atender a população. É a Universidade contribuindo no serviço de atendimento à população”, reforça.
Genoma SUS
O “Genomas Brasil” foi criado para estabelecer no Brasil as bases para o desenvolvimento da saúde de precisão e, em um futuro próximo, sua implementação no Sistema Único de Saúde (SUS). A saúde de precisão associa dados já conhecidos de diagnóstico e tratamento (como histórico pessoal/familiar, exames clínicos e laboratoriais) ao perfil genético do paciente e permite a escolha de tratamentos mais seguros e que produzam melhores resultados, além de detectar com antecedência a probabilidade de vir a desenvolver certas doenças.
O coordenador e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Dr. Eduardo Martin Tarazona fez o anúncio do início do projeto em Divinópolis, e enfatizou a importância do desenvolvimento do programa na cidade para pacientes do SUS.
“O Genoma SUS é o maior projeto brasileiro de medicina de precisão e tem como objetivo levá-la aos pacientes do SUS, aos mais necessitados, aqueles que têm dificuldades para custear os testes genéticos. Por uma série de fatores, e dentro do componente mineiro do projeto Genoma SUS, os primeiros pacientes cuja os genomas serão sequênciados, e aos quais vamos entregar um diagnóstico baseado na análise completa do genoma serão os pacientes do Hospital do Câncer de Divinópolis que são acompanhados pela Acom”, anuncia.
Novo capítulo
O presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva destaca que as pesquisas a serem desenvolvidas pelo Núcleo terão um impacto significativo na sociedade, na área de oncologia, como melhorias nos tratamentos, pois por meio das descobertas feitas podem levar ao desenvolvimento de de novas práticas na prevenção e combate ao câncer.
“A inauguração do NEP é um marco, é um novo capítulo na luta contra o câncer, pois o Núcleo de Estudo e Pesquisa possibilitará o estudo do câncer, e permitirá o acesso a novas tecnologias. A Acom já acompanha 400 famílias no Programa de Predisposição Hereditária, e investe com o apoio dos milhares de doadores, nesse equipamento que visa abrir as portas da nossa entidade para pesquisadores. Isso sem sombra de dúvidas é um marco”, ressalta.
O oncologista Dr. Neto Pereira reforça que para as famílias atendidas pelo Programa de Predisposição Hereditária, o diagnóstico precoce, o aconselhamento genético e as intervenções preventivas não são apenas termos técnicos, mas a diferença entre a incerteza e a segurança, entre o medo e a esperança.
“A ciência e a tecnologia estão do nosso lado, e é por meio delas que damos às pessoas a oportunidade de escolher a prevenção e de enfrentar a doença com muito mais força e otimismo. Nós conseguimos nos tornar um centro de referência, um serviço tao especializado e tão avançado graças à união de forças”, enfatiza.