Noticias

Acom inaugura Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP) em setembro

A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) inaugurará no dia 9 de setembro, o Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP). Com o objetivo promover e coordenar pesquisas focadas no estudo do câncer o NEP se dedicará a buscar novas abordagens para a prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos diferentes tipos de câncer, e buscará inovações que possam melhorar os resultados para os pacientes.

O espaço que ficará no Centro Oncológico estará aberto para pesquisadores credenciados (profissionais de saúde, médicos, e cientistas que trabalham com oncologia e áreas afins); estudantes e acadêmicos (estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente aqueles das áreas de medicina, enfermagem e outras relacionadas à saúde, que estejam envolvidos em projetos de pesquisa sobre câncer); e parcerias com instituições que colaborem com a Acom.

O presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva destaca que as pesquisas a serem desenvolvidas pelo Núcleo e seus parceiros pretendem ter impacto significativo na sociedade, particularmente na área de oncologia, como melhorias nos tratamentos, pois por meio das descobertas feitas podem levar ao desenvolvimento de de novas práticas na prevenção e combate ao câncer.

“Além disso o NEP possibilitará o estudo do câncer como incidências epidemiológicas pormenorizadas, e permitirá o acesso a novas tecnologias, com as parcerias que poderão ser feitas com a indústria farmacêutica e de biotecnologia, que podem acelerar a introdução de novas tecnologias e medicamentos no mercado, beneficiando toda a comunidade do centro oeste”, reforça.

De acordo com o gerente geral da Acom, Igor Oliveira o Núcleo impactará também na educação e conscientização, pois as pesquisas contribuem para o aumento do conhecimento sobre o câncer, tanto entre profissionais de saúde quanto no público em geral, melhorando a prevenção e detecção precoce, e na formulação de políticas públicas.

“As evidências geradas podem influenciar a criação e implementação de políticas de saúde mais eficazes, focadas na prevenção, tratamento e cuidados paliativos de pacientes com câncer. Assim, as atividades do NEP da Acom e seus parceiros têm um impacto profundo, não apenas no campo científico, mas também na vida dos pacientes e na sociedade em geral, promovendo avanços contínuos na luta contra o câncer”, ressalta.

Igor enfatiza ainda que o Núcleo trará resultados na redução da mortalidade e morbidade, com tratamentos mais eficazes e diagnóstico precoce.

“Há uma tendência de redução nas taxas de mortalidade e morbidade associadas ao câncer, resultando em melhor qualidade de vida para os pacientes”, destaca.

Genoma SUS

Como fruto das parcerias de projetos de pesquisa já estabelecidas, será oficializado no evento o início do projeto financiado pelo Ministério da Saúde, o “GENOMA SUS” em Minas Gerais. Por meio das parcerias estabelecidas pela professora da UFSJ, Dra. Luciana Lara dos Santos dentro da Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão, e como resultado do trabalho realizado no Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer, a Acom terá as primeiras amostras de pacientes de Minas Gerais sequenciadas. O pronunciamento para início do projeto “Genoma SUS” em Minas Gerais será realizado pelo coordenador e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Dr. Eduardo Martin Tarazona.

“O NEP é uma grande conquista para todos os projetos de pesquisa realizados em parceria com a Acom, pois é um espaço para que os nossos discentes possam realizar as suas atividades, e com certeza impactará na efetividade dos projetos desenvolvidos”, destaca Luciana.

PESQUISAS

Atualmente já são desenvolvidos na Acom três projetos de pesquisas, sendo elas: Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar; Efetividade do Aplicativo Móvel Iuprost®️ Para Controle da Incontinência Urinária Após Prostatectomia Radical: Ensaio Clínico Randomizado, ambas em parceria com a Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ) – Campus Dona Lindu; e Câncer Colorretal: Diagnóstico Inicial, Estadiamento e Abordagem Cirúrgica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *