Casa de Apoio completa 20 anos
A Casa de Apoio unidade de acolhimento da Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) completa neste sábado, 20 de julho, 20 anos. Inaugurada em 2004, a Casa de Apoio tem como objetivo oferecer gratuitamente alimentação, cuidados de enfermagem, acompanhamento psicológico e nutricional para os pacientes que residem fora de Divinópolis.
A unidade conta hoje com 80 leitos, que acolhem diariamente os pacientes e seus acompanhantes. Só em 2023 foram ofertadas 7.595 diárias. Além de muito amor e carinho, os pacientes e seus acompanhantes têm acesso a diversos serviços. Para comemorar as duas décadas de atuação da unidade, a Acom realizou nessa quinta-feira, 18, um café especial com os pacientes acolhidos e seus acompanhantes, os colaboradores da Casa, a diretoria, e os ex-presidentes da Associação, Leides Nogueira e Wilson Martins.
Participaram também da celebração a assessora do deputado federal Domingos Sávio, Fabiana Fernandes, representando o parlamentar, e Cláudia Maria Valério, filha do saudoso ex-presidente da Acom, Januário Valério, representando sua família. Durante a comemoração, o ex-presidente da Associação, Leides Nogueira destacou as inúmeras histórias de superação já testemunhadas na unidade. O ex-presidente reforçou ainda o trabalho incansável que foi quando a diretoria decidiu criar a Casa de Apoio.
“Nós víamos os pacientes vindo de outras cidades chegando a Divinópolis e ficando sem um lugar adequado para se alimentar, para ser acolhido. Disso, nasceu então a Casa de Apoio, que foi crescendo ao longo dos anos, e hoje está ai, acolhendo centenas de pessoas, e fazendo um trabalho incrível em prol do paciente com câncer e seus acompanhantes”, enfatiza.
Além das mais de 7.500 diárias, em 2023 foram servidas 146.082 refeições na Casa de Apoio, entre almoço, dietas enterais, lanche dos voluntários e lanche para os pacientes que estão na quimioterapia. Um aumento de 29,12% comparando com 2022. O presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva agradeceu a todos que contribuíram para que o sonho da criação da unidade se tornasse realidade. Marcelo ressaltou as frases que estão na placa de inauguração da unidade que leva o nome do primeiro presidente da Associação, Rafael Assunção Vaz.
“Na placa de inauguração consta o seguinte: ‘Nesta data histórica, depois de dois anos de heróica dedicação, a Acom entrega ao povo do centro-oeste de Minas Gerais a Casa Rafael Asusnção Vaz de Apoio ao portador de câncer. Esta obra é fruto do trabalho, do espírito solidário e da confiança de milhares de colaboradores, funcionários e voluntários, mas é acima de tudo, a concreta manifetsação das bânçãos de Deus’. A jornada não foi fácil, mas cada desafio superado nos fortaleceu e nos uniu mais em nossa causa”, frisa.