Centenas de pessoas participam de ação do Julho Verde realizada pela Acom
A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) realizou no último sábado, 13, uma ação de conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. O evento em referência ao Julho Verde foi realizado na Praça da Bíblia, no bairro São José, e diversas pessoas participaram da ação. Os profissionais da Acom orientaram a população sobre os sinais, sintomas e fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) a estimativa para o triênio 2023/2025 é que tenha o surgimento de cerca de 40 mil casos novos desses tipos de doença, por ano, no país. O cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Daniel Zandim destaca que grande parte da população desconhece o que é o câncer de cabeça e pescoço, a localização, como ele se manifesta, os fatores de risco e como prevenir.
O “Julho Verde” é o mês de prevenção e conscientização ao câncer de cabeça e pescoço, que são aqueles que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe (cordas voocais), na faringe, na paratireoide, nas glândulas salivares e na região sinonasal, gânglios cervicais, e de pele. A ação uniu informação e diversão durante toda manhã de sábado. O evento contou com a presença do Valentim, mascoste da Acom, e a parceria da UEMG, do Cecon, do Instituto SAF, da Bold e do Sicoob Divicred.
De acordo com o médico ações como a realizada pela Acom são de suma importância, pois além de levar o conhecimento para o povo, dá a oportunidade para os participantes tirarem dúvidas.
“Esse ano a Acom trouxe a informação para junto da população. Pois, o mais importante é as pessoas conhecerem os sintomas, e que é necessário procurar ajuda profissional no aparecimento dos primeiros sinais. A população não entende como os primeiros sintomas do câncer de cabeça e pescoço se manifestam, e esquece de procurar ajuda na fase inicial, o que posterga muito o diagnóstico”, reforça.
Daniel reforça ainda que em fase inicial, o paciente com câncer de cabeça e pescoço pode não sentir nada. O cirurgião explica ainda, que a doença se manifesta de acordo com o aumento do câncer e onde a região atingida.
“Então à medida que o câncer vai crescendo ele pode provocar dor, engasgo, uma rouquidão, uma dor muito forte para engolir. Às vezes ele vai se manifestar como um caroço no pescoço, uma ferida na pele, uma ferida na boca. Tudo isso, passou de duas a três semanas, não cicatrizou, não resolveu sozinho, tem que procurar ajuda de um profissional”, orienta.