Uncategorized

Acom realizará ação de conscientização sobre o “Julho Verde”, mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) realizará no dia 13 de julho uma ação de conscientização referente ao “Julho Verde”, mês de prevenção e conscientização ao câncer de cabeça e pescoço, que são aqueles que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe (cordas vocais), na faringe, na paratireoide, nas glândulas salivares e na região sinonasal, gânglios cervicais, e de pele.

O evento será realizado na Praça da Bíblia das 8h às 12h, e contará com a parceria de diversas empresas e instituições de Divinópolis. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) a estimativa para o triênio 2023/2025 é que tenha o surgimento de cerca de 40 mil casos novos desses tipos de doença, por ano, no país. O cirurgião de cabeça pescoço, Dr. Anderson Bruno Alves destaca que o objetivo da ação é mostrar quais os sintomas iniciais das principais doenças, os fatores de risco, e a importância da prevenção.

“Com o diagnóstico precoce a chance de cura dos pacientes que têm câncer desse tipo é de 90%. O nosso intuito é falar sobre os sintomas e as causas, pois é primordial que as pessoas que venham a aparecer com essas doenças busquem os serviços de saúde o quanto antes para que os tratamentos sejam os mais efetivos e potencialmente curativos para esses pacientes”, reforça.

Durante a ação, os participantes receberão orientações dos profissionais da Acom, e poderão tirar dúvidas sobre os principais sintomas e fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço. Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço da Acom, Daniel Zandim o tabagismo, o etilismo (cerca de 80% dos casos) e a infecção pelo HPV são os fatores de risco mais frequentes para esse tipo de câncer, além da má higiene bucal e a desnutrição.

“Nós convidamos a população para participar dessa ação que está sendo organizada pela Acom, com o intuito de alertar sobre os principais riscos e fatores, e sobre a importância de estar atento aos sinais, e de procurar os profissionais ao surgimento que qualquer sintoma. Quando identificadas em fase inicial, as lesões têm um prognóstico melhor. É importante falar também que a prevenção inclui hábitos saudáveis, como evitar fumo e álcool. O fumante tem cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Se associado ao consumo de álcool sobe para dez vezes”, conclui.

À esquerda o cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Anderson Bruno Alves | À direita o cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Daniel Zandim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *