Faculdade Una e ACOM promovem ação gratuita para rastreio de câncer de boca e pele
A Faculdade Una Divinópolis, em parceria com a Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) realizará na próxima quarta-feira, 19, uma ação de combate ao câncer de boca e pele. O evento será gratuito, aberto para toda comunidade, e não é preciso fazer inscrição antecipada. Para participar basta comparecer à sede da Faculdade Una, que fica na R. Cel. João Notini, 151 – Centro, das 13 às 17h.
Os alunos de odontologia da Una, em parceria com os especialistas da Acom farão uma análise de rastreio em busca dos primeiros sintomas do câncer de boca, como lesões bucais na gengiva e na língua. Já a dermatologista, Dra. Andrea Fonseca Maia fará o rastreio de lesões suspeitas para casos de câncer de pele. Caso seja diagnosticado qualquer sintoma, o paciente será imediatamente encaminhado para a Associação, que estará com a sua unidade móvel na porta da instituição para fornecer um melhor atendimento, e dar os devidos encaminhamentos para cada caso. A ação antecipa as ações do Julho Verde, que é o mês de conscientização de combate aos cânceres de boca e pele.
De acordo com a coordenadora do curso de odontologia da faculdade, Fernanda Francischeto, esse tipo de câncer possui grande incidência e pouca verificação.
“Observa-se que muitas pessoas tem indícios da doença, mas pelo pouco hábito de frequentar o dentista, não observam esses sintomas e não conseguem tratar precocemente. Queremos oferecer oportunidade à essas pessoas, para que usem a clínica da Una e possam cuidar da sua saúde” afirma Fernanda.
JULHO VERDE
De acordo com o cirurgião de cabeça e pescoço da Acom, Dr. Anderson Bruno, as ações de conscientização e prevenção desse tipo de doença são fundamentais para diagnosticar as doenças no início, possibilitando assim, uma grande chance de cura, de cerca de 90%.
“Os outros diagnosticados mais tardiamente, infelizmente tem um prognostico muito ruim, normalmente são pacientes que tem tratamento baseado apenas em paliativo” afirma o especialista.
Os cânceres de cabeça e pescoço normalmente acometem a boca, lábio, faringe, cordas vocais, pele, entre outros e os primeiros sintomas que a população deve ficar atenta são machucados que ficam por mais de 15 dias e que não melhoram, como dor na boca e na língua, rouquidão, perda de peso, nódulos cervicais, feridas na pele e lábio.
“Alguns hábitos que podem levar ao surgimento dessa doença e que devem ser evitados incluem tabagismo, etilismo, exposição solar sem proteção, tipo de alimentação e relações sexuais sem proteção principalmente” alerta o cirurgião.