Suspeita


Estou com suspeita, o que fazer? Primeiramente você deverá dirigir-se ao Posto de Saúde de sua referência para uma primeira avaliação, onde o médico pedirá os exames necessários para um diagnóstico.

Realizados os exames, o próprio médico lhe encaminhará para o serviço adequado ao seu diagnóstico.

Fiz exame e descobri que tenho câncer, o que fazer? Se você já tiver o diagnóstico de câncer, deverá então dirigir-se à Secretaria de Saúde de seu município com cópias dos seguintes documentos:

• Encaminhamento médico;

• CPF;

• Documento de identidade;

• Cartão SUS;

• Comprovante de Endereço;

• Exames - ultrassom, raio X e tomografia mais recentes e também a biópsia, caso já tenha feito.

Feito isso, a própria Secretaria Municipal marcará sua consulta no Hospital do Câncer.

Fiz uma consulta particular, ou pelo convênio médico, e descobri que tenho câncer, mas não tenho condições de pagar um tratamento, o que fazer? Neste caso, você deverá dirigir-se ao Posto de Saúde de sua referência com todos os documentos listados acima. Como já tem o diagnóstico, o processo é mais rápido: o médico lhe encaminhará diretamente à secretaria de saúde de seu município para que a mesma marque sua consulta no Hospital do Câncer.

Fiz a consulta no Hospital do Câncer e o médico disse que tenho que fazer cirurgia, o que fazer? Após consulta médica no Hospital do Câncer, caso o médico cirurgião tenha emitido Laudo para Solicitação de Internação Hospitalar (AIH) para o paciente, o mesmo deverá seguir os passos abaixo:

1° passo: Procurar o setor de acompanhamento de cirurgias da ACCCOM para orientações e acompanhamento do processo de autorização de internação hospitalar.

2° passo: Levar na Secretaria de Saúde do município que o paciente reside a AIH com cópia de RG, CPF, comprovante de endereço, cartão SUS, e exames realizados, biopsia, ultrassom, tomografia, entre outros, para que seja autorizada a cirurgia.