A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) participou nos dias 25 e 26 de março, do III Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer no Estado de Minas Gerais – Conecta Minas. O evento realizado pela Associação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec) contou com a presença de várias autoridades, representantes de órgãos públicos, de hospitais, médicos e entidades ligadas aos cuidados dos pacientes oncológicos.
Além de reunir grandes especialistas para discutir os desafios e avanços no enfrentamento do câncer em Minas Gerais, o Conecta Minas promoveu diversos debates sobre o cenário atual da oncologia com o objetivo de buscar soluções para fortalecer o enfrentamento do câncer em Minas Gerais. A Acom foi representada pelo presidente voluntário da Entidade, Marcelo Carlos da Silva, pelo assessor de desenvolvimento organizacional, Paulo César Fernandes e pelo médico oncologista da Acom e do Hospital do Câncer, Dr. Neto Pereira.
Dr. Neto Pereira participou da “Mesa 2”, que debateu o tema: “Cenários e perspectivas da Rede de Oncologia das Micros e Macrorregiões de Saúde de Minas Gerais”. A discussão abordou como após a aprovação da Nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, está a atuação dos profissionais, e os preparos para promover avanços concretos nas políticas públicas de saúde.
Além de participar do debate, o médico oncologista da Acom apresentou os dados da Entidade, e como os serviços da instituição estão alinhados com a nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.
“O Conecta Minas é um movimento que vai muito além de um evento. É um espaço de diálogo, onde os profissionais da saúde, os gestores e representantes de várias regiões se reúnem para pensarem juntos em soluções que realmente cheguem até o paciente. Nós compartilhamos desafios, trocamos experiências e contruímos caminhos para fortalecer o combate ao câncer em Minas Gerais. Tudo isso se reflete em políticas públicas mais fortes e mais eficientes, e um atendimento mais rápido e humanizado para quem precisa”, destaca.
O presidente da Acom, participou da “Mesa 4”, que abordou o tema: O Papel Estratégico das Instituições Filantrópicas no cuidado integral ao paciente e na Defesa de Direitos, Políticas Públicas e Ecossistema de Saúde”. Marcelo apresentou a Acom aos participantes, e enfatizou os serviços ofertados atualmente na Entidade, e os investimentos futuros, que possibilitarão o aumento da capacidade de atendimento.
“A participação em eventos como este, em que se debate as ações de enfrentamento ao câncer em Minas Gerais é muito importante para a Acom, pois nos possibilita conhecer a realidade de outras Entidades e outras localidades, além de mostrar o nosso trabalho e todas ações realizadas pela Acom no centro oeste mineiro em prol das pessoas que convivem com o câncer”, ressalta.





