A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) vem fortalecendo suas ações de conscientização de prevenção ao câncer junto à comunidade. Nos meses de março e abril, a Acom participou de corridas promovidas na cidade, e realizou ações de incentivo à prática de esportes como forma de prevenir a doença.
Para reforçar a importância da mudança de hábitos na prevenção à doença, a Associação participou no dia 16 de março, da XXI Corrida Rústica da 7ª RPM da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e no dia 13 de abril, da 2ª edição da Divine Race, realizada no Parque da Ilha. Além de aferição de pressão e frutas para os participantes, a Entidade levou muita informação sobre os cânceres de mama, próstata, e pele.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ao menos 30% de todos os casos de câncer podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos, no mínimo, de atividade aeróbica por semana para adultos saudáveis e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. Diversas pessoas passaram pela Tenda da Acom, nos eventos, e tiveram a oportunidade de saber mais sobre o assunto.
“O objetivo dessas ações é reforçar a missão da Acom, ampliar o seu alcance junto à população, mostrar o seu trabalho em prol das pessoas que convivem com o câncer, e levar a mensagem da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, uma vez que a atividade física é uma estratégia importante para prevenir o câncer, pois ajuda a reduzir o risco de diversos tipos da doença. Além de auxiliar também na recuperação de quem já teve a doença”, destaca o gerente geral da Acom, Igor Oliveira.
Ainda segundo o Inca o esporte ajuda a prevenir diferentes tipos de cânceres, dentre eles os mais comuns no Brasil, como os de mama e intestino grosso (cólon). Igor destaca, que o câncer é um dos maiores desafios de saúde pública global, sendo umas das principais causas de mortes e uma das barreiras para o aumento da expectativa de vida de todo o mundo.
“Um dos objetivos da Entidade é aproximar a população e os profissionais de saúde das mais recentes evidências científicas sobre os benefícios da prática da atividade física na prevenção e controle do câncer”, conclui.


