As diretorias da Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) e do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) assinaram na noite dessa quinta-feira, 13, o protocolo de intenções que garante a expansão do Hospital do Câncer (HC) de Divinópolis. O pré-contrato prorroga a parceria entre as duas entidades até 2100, e contempla também a quadruplicação do HC.
Participaram da reunião representando a Acom, o presidente da Entidade, Marcelo Carlos da Silva; o vice-presidente, Rafael Nogueira; o gerente geral, Igor Oliveira; o tesoureiro, Antônio Medeiros; o secretário geral, Arlindo Amaral, a secretária substituta, Angélica Tavares; o Presidente Conselho Deliberativo, Wilson freitas; o diretor técnico voluntário, Dr. Gustavo Aurichio Cordeiro; o assessor jurídico, Dr. Otávio Valadares de Oliveira.
Representaram o CSSJD, a Diretora Executiva – CEO do hospital, Elis Regina Guimarães; o Diretor Presidente, André Waller; o diretor administrativo, Amarildo Sousa; o diretor técnico, Dr Eliseu Albertin Teixeira; o Presidente do conselho curador, Dr Willian Guimarães Madeira; o assessor jurídico, Dr. Manoel Brandão e a assessora jurídica, Marina Alcântara.
Após a assinatura do documento, as entidades assinarão nos próximos 30 dias o contrato final, e posteriormente será instituída a Comissão de Construção, para o alinhamento do início das obras. De acordo com o presidente da Acom, o cronograma inicial da construção prevê que após o lançamento da “Pedra Fundamental”, a alvenaria do primeiro pavimento do novo Hospital do Câncer esteja pronta em 25 semanas.
“Esse é um momento marcante, para Divinópolis e o centro oeste de Minas, pois é o primeiro passo para o início de um novo sonho. Se nós pegarmos a série histórica da Acom, os atendimento crescem a cada ano, e a nossa missão é resolver com agilidade, eficácia e humanidade as demandas de quem convive com o câncer. Nós estamos extremamente felizes por firmarmos essa parceria com o CSSJD, que é excelência em gestão hospitalar, e assim garantir o melhor para os pacientes oncológicos”, destaca.
Sonho
O novo hospital será construído no pátio do Complexo de Saúde São João de Deus e a construção deve ficar em torno de R$ 100 milhões. A obra deverá ser finalizada em até 60 meses após o início. Com a expansão, o HC passará de 5 mil para 20 mil metros quadrados e contará com 176 leitos, ambulatórios, Centro Cirúrgico, UTI, Serviço de Endoscopia, UTI Pediátrica, PET CT, que é um exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo, Pronto Atendimento, e mais de 20 consultórios médicos.
A Diretora Ceo do CSSJD, Elis Regina Guimarães destaca que o dia 13 de março de 2025 se tornou uma data histórica para o tratamento oncológico da região macro Oeste de Minas Gerais, com a consolidação da parceria entre o Complexo de Saúde São João de Deus e a Acom, que já é um sucesso.
“Percebendo o crescimento da demanda e a necessidade de um atendimento cada vez mais seguro e mais acolhedor para as pessoas que passam por esse momento tão difícil, o Complexo de Saúde São João de Deus e a Acom ampliam a parceria, e dessa vez ainda de uma forma muito mais significativa. O Hospital do Câncer que hoje apresenta uma estrutura de apenas 28 leitos não possui CTI, não possui bloco cirúrgico, e isso é utilizado na estrutura atual do Complexo de Saúde de São João de Deus. O novo Hospital do Câncer será uma unidade independente, moderna, inovadora, mas principalmente será criada de uma forma a cuidar dos pacientes do câncer com que há de mais moderno e de mais seguro. Nosso objetivo é sermos referência nacional em resolubilidade no tratamento do câncer, e fazermos muito por essas pessoas, e isso será feito. Agradeço imensamente a Acom por estar junto com o Complexo de Saúde São João de Deus nesse sonho”, enfatiza.
O diretor presidente do CSSJD, André Waller reforça que a expansão do Hospital do Câncer representa um salto significativo na qualidade e capacidade do atendimento oncológico.
“A assinatura deste protocolo de intenções marca um momento histórico para o Complexo de Saúde São João de Deus e para toda a região. Esta expansão do Hospital do Câncer representa um salto significativo na qualidade e capacidade do atendimento oncológico, não apenas em nível local, mas também estadual e nacional. Estamos falando de um projeto grandioso, que se estenderá por décadas e beneficiará milhares de pacientes, garantindo um futuro mais promissor para a saúde oncológica. É uma conquista que reforça nosso compromisso com a excelência e com a vida.”
